Inscrições para o Fies 2024 acabam nesta terça-feira (27)

Inscrições para o Fies 2024 acabam nesta terça-feira (27)

Imagine ter seu lugar garantido em 70 mil oportunidades oferecidas agora e mais de 112 mil durante o próximo ano. Uma novidade incrível neste Fundo de Financiamento Estudantil é a reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência

 

Aproveite essa oportunidade única

Estudantes que desejam se candidatar ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2024 tem até terça-feira, 27 de agosto, para realizar suas inscrições. Podem se candidatar estudantes matriculados em instituições de ensino superior pagas, desde que tenham uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Nesta edição, estão disponíveis 70 mil vagas — e outras 112 mil ao longo de 2024. O edital dessa seleção foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 21 de agosto.

Consulte também:
Vagas por estado
Perguntas frequentes sobre o FIES

 

Sobre as Inscrições para o Fies 2024

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do Fies Seleção, no portal Acesso Único. Se esta é sua primeira vez, é necessário criar uma conta no portal gov.br. Ao acessar, insira o número do seu CPF e senha. Em seguida, você será direcionado ao Fies Seleção para concluir sua inscrição. Você poderá escolher até três opções de curso, indicando a ordem de preferência.
Para participar, o estudante deve cumprir os seguintes requisitos:
▸ Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota válida até o início das inscrições;
▸ Ter média das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos;
▸ Ter nota acima de zero na redação;

▸ Não ter feito o Enem como treineiro;
▸ Ter renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.
De acordo com o edital, não poderão se inscrever aqueles que têm dívidas pendentes de financiamentos anteriores pelo Fies, Programa de Crédito Educativo ou em período de utilização do financiamento.
O resultado será divulgado em 9 de setembro (com complementação da inscrição dos pré-selecionados de 10 a 12 do mesmo mês). Após essa etapa, o MEC poderá convocar mais candidatos através da lista de espera para ocupar vagas não preenchidas.
As convocações da lista de espera serão feitas entre 16 de setembro e 29 de outubro. Os pré-selecionados terão três dias úteis após a convocação para complementar a inscrição no Fies.

 

Mais inclusivo — Neste ciclo, o programa reserva vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência.

Assim como no semestre anterior, o Fies Social reserva metade das vagas para candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). É necessário manter o cadastro atualizado conforme o prazo do edital. Para estes candidatos, é possível solicitar o financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

 

Fies Social — A partir de 2024, com o Fies Social, estabelecido pela Resolução nº 58/2024, o MEC busca retomar a natureza social do programa, atendendo às necessidades de estudantes de baixa renda. Com isso, visa desempenhar um papel significativo na transformação social, oferecendo melhores oportunidades de financiamento estudantil.

 

Entenda o Fies — O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Governo Federal, estabelecido pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, com o objetivo de financiar estudantes em cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies oferece juros zero para quem mais precisa e opções de financiamento de acordo com a renda familiar do candidato.

Podem se inscrever no Fies os candidatos que fizeram o Enem a partir de 2010, com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação, além de ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Fonte: Portal Rondônia

Útimas postagens

RECEBA NOSSO CONTEÚDO PELO TELEGRAM

Fique Bem Informado!

RO Acontece Telegram